Offline
Saúde: qualidade em 1º Lugar Venerando Lemes
Publicado em 17/02/2025 17:33
Institucional

Saúde: qualidade em 1º Lugar (Fonte: O POPULAR - GO)

Quando o assunto é saúde pública, não há negociação. É preciso ofertar serviço de qualidade para a população seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde e valorizar o trabalho de quem está na linha de frente. Desde que a Fundahc/UFG assumiu a gestão do Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), em 2012, eu acompanho de perto a trajetória da fundação. Nessa época, a Fundahc foi contratada em um momento que enfrentávamos uma situação crítica: não havia estrutura suficiente para atender as gestantes e parturientes de Goiânia. A Maternidade Nascer Cidadão, de porte reduzido, não supria a demanda, e a Maternidade Dona Iris estava fechada há anos.

Foi um grande desafio viabilizar a abertura da nova unidade. Diante desse cenário, recorremos a uma instituição de credibilidade, a Fundahc, ligada à Universidade Federal de Goiás (UFG), uma referência em ensino e pesquisa. A atuação da Fundahc/UFG na gestão da maternidade se destacou desde o início, sendo, inclusive, premiada pela excelência dos serviços prestados.

Ao longo dos últimos doze anos, a Fundahc/UFG ampliou sua atuação, assumindo também a Maternidade Nascer Cidadão e a Maternidade Célia Câmara. Mesmo diante das adversidades, como a pandemia e a crise financeira, na última gestão, a fundação manteve seu compromisso com a assistência à saúde materno-infantil. Diferente de exemplos que vimos de organizações sociais (OS), que simplesmente abandonaram a missão quando a crise chegou em outras unidades, a Fundahc/UFG permaneceu, enfrentando os desafios com responsabilidade.

Agora, diante de uma nova gestão e de um cenário de readequação financeira, a Fundahc/UFG continua demonstrando comprometimento ao renegociar contratos e adaptar-se às novas diretrizes sem comprometer a qualidade do atendimento. Sempre esteve aberta ao diálogo com o Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados, mostrando mais uma vez o comprometimento com a transparência e a responsabilidade com o serviço público.

Se no passado não tivéssemos contado com a Fundahc/UFG, não teríamos conseguido inaugurar e operar as maternidades que hoje são essenciais para as pacientes de Goiânia e do interior, que são atendidas aqui. E se hoje não tivéssemos a Fundahc/UFG, dificilmente conseguiríamos manter as três maternidades em funcionamento com a mesma qualidade do serviço que é prestado hoje.

Enquanto presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, reafirmo nosso apoio à Fundahc/UFG. Seguiremos acompanhando e participando das discussões sobre a gestão das maternidades, sempre com transparência e buscando o melhor para a população. A Fundahc/UFG é uma parceira de longa data e, em momentos de crise, é essencial valorizar quem sempre esteve ao lado da população.

Venerando Lemes de Jesus, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Goiânia

Comentários